Para que serve o INPROMAN?Os manípulos têm habitualmente uma ficha do tipo jack, não podendo ser ligados directamente ao computador. Para ligar ao computador é então necessário ter o INPROMAN, que converte a ficha jack numa ficha com formato conhecido dos computadores (USB). O INPROMAN permite então que os impulsos do manípulo sejam recebidos pelo computador através de uma porta USB. Como ligar o manípulo ao computador?Os manípulos têm habitualmente uma ficha do tipo jack, que não pode ser ligada directamente ao computador. É então necessário ter um conversor para um formato conhecido dos computadores: INPROMAN. O INPROMAN permite então que os impulsos do manípulo sejam recebidos pelo computador através de uma porta USB. O software que acompanha o INPROMAN permite ainda associar uma tecla ou função do rato aos impulsos do manípulo. Como utilizar o INPROMAN num software com varrimento?Os softwares com varrimento têm uma função de teclado para activar o varrimento. Por exemplo, os programas da Laramera utilizam a tecla Enter para a função de varrimento.
Neste caso, o software do INPROMAN deverá ser programado para traduzir os impulsos do manípulo na tecla aceite pelo programa que está a ser utilizado. No exemplo de um programa da Laramera, será necessário programar a função do manípulo 1: Enter, tal como no exemplo abaixo.
No caso dos programas da ANDITEC, deverá configurar o Manípulo 1 para: programas Laramera | tecla Enter programas Sensory | tecla 1 programas IntelliTools | tecla 1
Leia o manual do INPROMAN para mais informações.
No caso particular dos programas GRID2 e Jogos Clássicos para Manípulos, não é necessário executar o software do INPROMAN. Estes programas captam automaticamente os sinais da porta USB, não sendo necessário “traduzi-los” para outra função.
Quando devo ter activo o software do INPROMAN?O software do INPROMAN é necessário sempre que o programa que esteja a utilizar estabeleça uma tecla para a activação do varrimento.
No caso particular dos programas GRID2 e Jogos Clássicos para Manípulos, não é necessário executar o software do INPROMAN. Estes programas captam automaticamente os sinais da porta USB, não sendo necessário “traduzi-los” para outra função.
Como utilizar o INPROMAN no GRID2?Para usar um manípulo com varrimento no programa GRID2, basta aceder às configurações do utilizador e seleccionar a opção de Interfaces de Acesso|Manípulo. Na opção Ligações escolha na lista: INPROMAN usb e seleccione a porta. Depois de configurar, prima o manípulo para confirmar a ligação correcta no painel de teste do GRID2. Para mais informações, consulte o manual do GRID2. |